O Corinthians sofre, em mais uma temporada, para consolidar um “ponta de velocidade” como titular na equipe. Nas competições de 20/21, o torcedor corinthiano viu Janderson, Everaldo, Léo Natel, Gustavo Silva e, recentemente, Jonathan Cafú atuarem, mas nenhum com a regularidade esperada.

Com a chegada de Vagner Mancini ao time do Parque São Jorge, a equipe passou a executar com mais clareza os conceitos de intensidade, marcação alta bem encaixada e transições ofensivas em velocidade. Porém, a questão dos pontas continuou a ser um dilema, comprovada pela rotação de jogadores para a função. Afinal, por que a situação é tão crítica?

Léo Natel

Entre todos os pontas, Léo Natel foi o que mais atuou até o momento no Brasileirão 2020, em 24 partidas, sendo nove delas como titular. Sob o comando de Mancini, a partida de mais destaque de Natel veio diante do São Paulo, na 25ª rodada. Curiosamente, o jogador fez um papel diferente do habitual, atuando pela faixa central com movimentações importantes, mas pecando na hora de definir as jogadas.

Léo Natel em ação pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Porém, a produção de Léo Natel não foi sólida durante a competição. O jogador corinthiano se destaca pelas finalizações de fora da área, com 11, das quais duas viraram gol. Nos duelos individuais, Natel tem 52% de sucesso nos dribles por jogo, embora perca uma média de 8.2 bolas por partida. Com apenas uma assistência no campeonato, o jogador não conseguiu ser, até agora, o cara da definição, tampouco da criação.

Leia mais: Confira a entrevista exclusiva do SCCP Scouts com Léo Natel

Gustavo Silva

Participando em 20 jogos neste Brasileirão – nove como titular -, Gustavo Silva é quem vem em uma sequência melhor em comparação aos seus concorrentes. O jogador marcou contra Sport e Goiás recentemente. Além disso, deus duas assistências nas partidas contra Botafogo e Fluminense, nas quais ele cumpriu com eficiência de acelerar as jogadas e atacar os espaços vazios.

Embora venha de jogos atuando em bom nível, Gustavo Silva também não foi unanimidade durante o Campeonato Brasileiro. Com os mesmos dois gols e uma assistência de Léo Natel, o atleta participa menos na construção ofensiva, tocando na bola cerca de 18 vezes por jogo. Nos lançamentos e cruzamentos certeiros, índices de 40 e 26%, respectivamente.

Everaldo

Everaldo, comparado com os outros dois, é o ponta corinthiano que menos jogou no Brasileirão 2020. O atacante participou de doze jogos, quatro como titular, e marcou dois gols na competição. Estes, inclusive, foram decisivos: vitória contra o Athletico por 1 a 0, fora de casa, na estreia de Mancini, e contra o Vasco da Gama, o segundo do 2 a 1, também como visitante.

Mas, a sequência positiva não continuou e Everaldo entrou na rotação entre os pontas. Mesmo tendo a maior minutagem, com 47 por partida, o jogador não conseguiu ser produtivo na criação de jogadas, com cerca de 20 toques na bola por jogo e nenhuma grande arquitetada neste campeonato. Ao menos nos dribles o jogador possui um índice de 75% de sucesso, mas que, no frigir dos ovos, pouco colaboraram para ganhar uma vaga entre os titulares.

Qual é a situação do Corinthians?

Apesar dos três atletas terem suas peculiaridades – Gustavo Silva para atacar espaços, Natel nas finalizações de fora da área e Everaldo no mano a mano -, os três mantiveram um nível aquém da expectativa da torcida para esse papel.

A chegada de Jonathan Cafú, que ficou fora dos últimos duelos por Covid-19, possível aproveitamentos de jogadores voltando de empréstimo em 2021 – Janderson e Fessin, por exemplo – e a utilização de mais jogadores da base no time principal darão mais opções a Mancini. Visto que há uma indefinição para a solução desse problema, o técnico ganhará uma gama mais ampla para, enfim, resolver a questão do “ponta de velocidade”.

VEJA TAMBÉM:

CORINTHIANS VENCE O SPORT E CONVENCE QUE DERBY FOI “ACIDENTE DE PERCURSO”

COMO O ATUAL JÔ PODE AGREGAR AO CORINTHIANS DE VAGNER MANCINI

FAGNER E A IMPORTÂNCIA DE TER UM RESERVA À ALTURA NO CORINTHIANS

Deixe uma resposta