A possibilidade do Corinthians jogar com três zagueiros foi confirmada pelo técnico Vágner Mancini nas últimas semanas. Logo depois, diversos torcedores questionaram a estratégia que, em tese, priorizaria apenas o lado defensivo da equipe. Porém, os times das categorias de base do Timão mostram o contrário.

Por Rafael Brayan e Iúri Medeiros

As equipes sub-17 e sub-20 do Corinthians atuam, na maior parte do tempo, com uma linha de três zagueiros. Entretanto, essa primeira linha tem funções determinadas muito importantes para o momento de construção de jogadas ofensivas dos times.

Pensando nisso, o SCCP Scouts explica o funcionamento da linha de três zagueiros no time sub-20 do Corinthians. A equipe é comandada por Dyego Coelho após período de Carlos Leiria como interino. No time titular, normalmente, jogam: Léo Paraíso, Ronald e Richard (ou Belezi).

Reprodução/MyCujoo
Reprodução/MyCujoo

Ronald costuma jogar centralizado, enquanto Léo Paraíso atua pelo lado direito e Richard, pela esquerda. Na saída de bola, os dois últimos abrem, enquanto o primeiro recebe na origem e começa a construção ofensiva por baixo, com passes curtos e tendo Du Queiroz e os laterais Daniel Marcos e Reginaldo (antes, Lucas Pires) como fatores importantes para isso.

Quando o Corinthians consegue ter a posse já no campo ofensivo e enfrentam defesas mais fechadas, o Timãozinho opta pela trocas de passes até encontrar espaços na fechada defesa adversária. E com isso, os dois zagueiros mais aberto viram meias, chegando à frente para carregar a bola e criar espaços ou arriscar passes verticais para os atacantes.

CONFIRA A ANÁLISE SOBRE AS FUNÇÕES DOS ZAGUEIROS NO SUB-20 DO CORINTHIANS:

VEJA TAMBÉM:

FESSIN NO BAHIA: VEJA COMO ESTÁ O JOVEM EMPRESTADO PELO CORINTHIANS

ARANA, CARLOS, PITON E MAIS: A EXCELENTE SAFRA DE LATERAIS-ESQUERDOS DO CORINTHIANS

CAUÊ, O AUBAMEYANG DE ITAQUERA QUE PODE SER OPÇÃO PARA O TIMÃO EM 2021

Deixe uma resposta