Por Victor Hugo Consoli e João Izzo

Após quatro anos no Atlético Mineiro, Juan Cazares deixou claro que não irá renovar o seu contrato com o clube recentemente. Além disso, em uma live no Instagram revelou o desejo de jogar no Corinthians. O interesse do clube existe. Sendo assim, é possível vermos o equatoriano no Timão em 2021. Mas ele tem as características do Tiago Nunes?

  • Acompanhe análises, dados e curiosidades do Corinthians também no perfil da SCCP Scouts no INSTAGRAM e no FACEBOOK.

Quando Fabio Carille estava no Corinthians, Cazares foi um pedido do treinador para o meio-campo do time, mas a negociação não aconteceu, pois o Atlético só venderia se fosse paga a rescisão – e a situação financeira do Corinthians não permitia. Mas Andrés Sanchez já comentou que o jogador interessa, e tendo seu vínculo com clube encerrado, o equatoriano seria ótimo para transição ofensiva e posse de bola no campo de ataque com maior quantidade de gols.

Cazares foi uma das melhores peças recentes do Atlético-MG
Cazares foi uma das melhores peças recentes do Atlético-MG (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

COMO JOGA JUAN CAZARES?

O meio-campista gosta de jogar próximo dos atacantes e do gol do adversário, tendo o chute de média distancia como ponto forte. Além disso, é ágil com a bola nos pés, bom driblador e com qualidade de passe – fazendo a bola correr e dando muitas assistências.

Dono de uma boa bola parada em cobranças de faltas cruzadas ou diretas ao gol e em escanteios, Cazares também se destaca em chutes de média e longa distância. Destro, com 1,71m, o meia atuou em 203 jogos pelo time de Minas Gerais. Autor de 41 gols e 50 assistências, são, portanto, 91 participações diretas. Isso resulta em 0,44 participações diretas por partida, ou seja, quase meio envolvimento direto em gols a cada dois jogos. Números muito interessantes para um jogador estrangeiro e que jamais havia atuado em qualquer time brasileiro.

Chama a atenção o alto número de assistências: os 50 passes para gol resultam em quase 1 a cada 4 jogos pelo Atlético-MG. A sua visão de jogo, além de uma facilidade tremenda em bater na bola, privilegia os atacantes na hora de receberem passes. O meia pode atuar pelos lados do campo, sobretudo pela esquerda – aqui existe a ideia de bater cruzado para o gol e a possibilidade de carregar a posse da esquerda para o meio e auxiliar Luan, por exemplo, na tarefa de criação.

COMO SE ENCAIXARIA NO CORINTHIANS?

Como Tiago Nunes gosta de ter ter a posse de bola e ser ofensivo, o jogador deve dar mais qualidade para o Corinthians – rodando a bola no ataque, dando passes para gol e com chutes de média distancia. Além disso é um grande cobrador de faltas.

Cazares possui mais dinâmica e mobilidade que Luan para atuar ao lado do campo. Vimos que, nos últimos anos, Jadson emulou esse papel de meia pelo lado no Timão, porém sempre pela direita. Contudo, o equatoriano tem mais intimidade pelo lado esquerdo, tendo atuado muito pouco mais pela direita no seu atual time.

Com a eventual saída de Pedrinho, que também tentou exercer função pela direita, embora não tenha tido o mesmo sucesso de Jadson, Cazares poderia fazer uma função que nenhum jogador atual do elenco do Corinthians pode fazer. Se há alguma dúvida por conta do seu comportamento fora de campo, dentro dele o jogador do Equador não decepciona: desde a sua chegada ao país, é o 2º jogador com mais assistências no futebol brasileiro, apenas atrás de Dudu, do Palmeiras.

NÚMEROS DE CAZARES NO ATLÉTICO-MG

Pelo Atlético Mineiro, o equatoriano fez 202 jogos, marcou 41 gols e deu 45 passes para gol, tendo uma média de 0,20 gols por jogo – mostrando que seus números comprovam que suas características são eficazes dentro de campo.

Como foi o 2019 de Cazares?

Com 51 jogos, Cazares fez 11 gols e 10 assistências. Tais números lhe tornaram um cara imprescindível no esquema titular do Galo. Quando o equatoriano não jogava, toda a etapa ofensiva e a criação no último terço acabavam sofrendo. Um bom desempenho dentro de campo que lhe rendeu as seguintes classificações:

  • 4º meia com mais gols (11) em 2019
  • 4º meia com mais assistências (10) em 2019
  • 3º meia com mais participações diretas (21) em 2019
  • 1º do Atlético-MG em participações diretas (21) em 2019

Detalhe dos gols e assistências de Cazares em 2019

Mas e como foram construídas essas participações diretas do meia? O SCCP Scouts traz para você!

Gols:

  • 2 de falta
  • 1 de pênalti
  • 2 via passes
  • 3 via cruzamentos
  • 2 de rebote
  • 1 de roubada de bola
  • 6 abriram placar
  • 5 ampliaram placar

Assistências:

  • 6 via passes
  • 3 via cruzamentos
  • 1 via lançamento

Como você pode perceber, há um bom repertório de Cazares em campo. Ele sabe resolver partidas em bolas paradas, mas na bola rolando também consegue encontrar bons passes para servir seus companheiros. Teve importância em marcar 6 gols que abriram o placar para o Atlético-MG, além de outros 5 que ampliaram o marcador em favor do time mineiro.

RESUMO DA CARREIRA DE CAZARES

De saída do Atlético Mineiro, Cazares abre um espaço para ser mais um reforço do Corinthians
De saída do Atlético Mineiro, Cazares abre um espaço para ser mais um reforço do Corinthians (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Atualmente com 28 anos, o jogador começou sua carreira no Barcelona de Guayaquil, mas foi no Independiente Dell Valle que teve a sua primeira oportunidade como profissional, nessa passagem fez 16 partidas e marcou 9 gols – uma média de 0,5 gols por jogo. De 2010 a 2014 esteve no River Plate, mas passou por empréstimos ao Barcelona de Guayaquil e ao Banfiel – onde balançou a rede 11 vezes em 80 oportunidades.

Sua passagem pelo futebol argentino faz com que seus um metro e 71 centímetros não seja um problema, já que no país o estilo de jogo é mais duro. Além de desde o sub-17 defender a Seleção do Equador, acumulando experiência com jogos seleção e clubes.

VEJA TAMBÉM:

Como Tiago Nunes teve tanto sucesso no Athletico e o que esperar no Corinthians

Osmar Loss fala sobre equipe sub-23 e promete “potencializar” promessas do Corinthians

Como Fagner cresceu com as chegadas de Tiago Nunes e volantes no Corinthians

Deixe uma resposta