Por Guilherme Andrade

Não existe nada pior que uma eliminação. Sendo em uma fase preliminar é pior ainda. Me propus a escrever esse texto no pior momento possível, mas que eu acho extremamente necessário para o momento.

O futebol é cruel. A razão e o coração é uma pequena linha que pode ser rompida na primeira pancada – e essa foi uma das mais fortes. Entender o processo é doloroso. Pensar além do resultado de cabeça quente é uma tarefa árdua, mas precisamos ser frios nesse momento. Nada acontece do dia pra noite. O Corinthians só está na pré-libertadores por uma campanha que poderia ser melhor em 2019. Isso comprometeu o planejamento para 2020 e trouxe necessidade do time se provar já nos primeiros jogos da temporada.

O Corinthians está muito bem servido no campo e bola. Tiago Nunes é a peça necessária para fazer com que esse time seja competitivo, mas esbarra numa administração desastrosa.

A eliminação vem também de uma necessidade que não foi suprida pela falta de recursos financeiros. Tiago Nunes não recebeu seu tão sonhado ponta de velocidade e o Corinthians penou nas mãos dos inexperientes Janderson e Madson.

Outro erro grave do clube ao meu ver foi liberar o Pedrinho para uma competição sem utilidade nenhuma que é o pré-olímpico. Um clube do tamanho e dos interesses do Corinthians não pode ceder jogadores profissionais para competições de base, mas a necessidade de não se indispor com a CBF falou mais alto e isso foi mais um fator que prejudicou o processo.

Nesse momento, o Corinthians terá uma oportunidade de evoluir com o tempo, de cumprir todas as etapas que foram queimadas nesse primeiro mês, o ano não acabou, o Corinthians não acabou. O futebol é capaz de proporcionar coisas sobrenaturais e já premiou muitas irresponsabilidades, mas em 90% dos casos.

Só se mantém quem acredita no processo, quem tem tempo e paciência pra fazer as coisas acontecerem e quem tem as pessoas certas pra fazer as coisas de forma correta.

O Corinthians hoje é uma semente e quando finalmente se tornar uma árvore colherá bons frutos no futuro. Acreditem no Tiago!

Tiago Nunes no Corinthians
Tiago Nunes durante treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Deixe uma resposta